A perda de cabelo feminino pode acontecer por uma variedade de razões, tais como genética, alterar os níveis hormonais, ou como parte do processo de envelhecimento natural.

Existem várias opções de tratamento para a perda de cabelo feminino, incluindo medicamentos tópicos, como Rogaine. Outras opções incluem terapia leve, terapia hormonal, ou em alguns casos, transplantes de cabelo.

Comer uma dieta nutritiva e manter um estilo de vida saudável também pode ajudar a manter o cabelo saudável.

Minoxidil

A Food and Drug Administration (FDA) aprova o Minoxidil para tratar a perda de cabelo. Vendido sob o nome Rogaine, bem como outras marcas genéricas, as pessoas podem comprar minoxidil tópico over-the-counter (OTC). O Minoxidil é seguro para machos e fêmeas, e as pessoas relatam uma alta taxa de satisfação depois de usá-lo.

O Minoxidil estimula o crescimento dos pêlos e pode aumentar o seu ciclo de crescimento. Pode fazer com que os pêlos se engrossem e reduzir a aparência de patchiness ou uma abertura de cabelo.

Os tratamentos com Minoxidil estão disponíveis em duas concentrações: a solução a 2% requer uma aplicação duas vezes por dia para obter os melhores resultados, enquanto a solução a 5% ou a espuma requerem uma utilização diária.

Se uma pessoa encontrar sucesso com o minoxidil, deve continuar a usá-lo indefinidamente. Quando uma pessoa deixa de usar minoxidil, os cabelos que dependiam da droga para crescer provavelmente cairão dentro de 6 meses.

Os efeitos secundários do minoxidil são pouco frequentes e geralmente ligeiros melhores produtos para transição capilar. Algumas mulheres podem sentir irritação ou uma reação alérgica a ingredientes do produto, tais como álcool ou propilenoglicol. Trocar fórmulas ou tentar marcas diferentes pode aliviar os sintomas.

Algumas mulheres também podem sentir aumento da perda de cabelo no início quando usam o minoxidil. Isto normalmente pára após os primeiros meses de tratamento como o cabelo fica mais forte.

Adicionalmente, minoxidil defeituoso ou aplicá-lo na testa ou muito do pescoço pode causar crescimento de cabelo nestas áreas. Aplicar apenas o minoxidil no couro cabeludo para evitar estes efeitos secundários.

Terapia ligeira

A terapia leve de baixo nível pode não ser suficiente para a perda de cabelo por si só, mas pode agir para amplificar os efeitos de outros tratamentos de perda de cabelo, como o minoxidil.

Os investigadores terão de realizar mais investigação para ajudar a reforçar estes resultados.

Cetoconazol

O medicamento cetoconazol pode ajudar a tratar a perda de cabelo em alguns casos, tais como alopécia androgenética, onde a inflamação dos folículos pilosos contribui frequentemente para a perda de cabelo.

Cetoconazol está disponível como champô. Nizoral é a marca mais conhecida e está disponível para compra no balcão e on-line. O Nizoral contém uma baixa concentração de cetoconazol, mas concentrações mais fortes requerem uma receita médica.

Corticoide

Algumas fêmeas podem também responder a injecções de corticosteróides. Os médicos utilizam este tratamento apenas quando necessário, para situações como a alopecia areata. Alopecia areata resulta em queda de cabelo em manchas aleatórias.

De acordo com a Fundação Nacional Alopecia Areata, a injecção de corticosteróides directamente no sistema sem pêlos pode encorajar o crescimento do cabelo. No entanto, isto não pode impedir que outros pêlos caiam. Corticosteróides tópicos, que estão disponíveis como cremes, loções e outras preparações, também pode reduzir a perda de cabelo.

Terapêutica hormonal

Se desequilíbrios hormonais devido à menopausa, por exemplo, causar perda de cabelo, os médicos podem recomendar alguma forma de terapia hormonal para corrigi-los.

Alguns tratamentos possíveis incluem pílulas anticoncepcionais e terapia hormonal de substituição para estrogênio ou progesterona.

Outras possibilidades incluem medicamentos antiandrogênicos, tais como espironolactona. Andrógenos são hormônios que podem acelerar a perda de cabelo em algumas mulheres, particularmente aqueles com síndrome de ovário policístico, que tipicamente produzem mais andrógenos.

Fonte: https://madeixa.com.br/transicao-capilar/