Início » Todos os posts » Sexualidade » Puberdade e as mudanças do corpo da menina

Puberdade e as mudanças do corpo da menina

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A puberdade chega para as garotas entre 8 e 13 anos, com idade média de 11. Não existe uma ordem exata de transformações, mas geralmente é assim:

1. Crescimento acelerado

De repente, você está ficando mais alta, de um jeito diferente do crescimento da infância. É o chamado pico do crescimento. Seus pés e mãos aumentam de tamanho; o mesmo ocorre, em seguida, com os ossos dos braços e pernas.

Talvez, em alguns momentos, você não perceba certos detalhes, porque outras partes chamam mais atenção. É o caso do desenvolvimento dos seios e do surgimento dos pelos pubianos.

Pode haver um certo desconforto em relação à própria forma até o corpo todo ficar proporcional.

Ah! Na puberdade, as meninas costumam ganhar peso, pois a estrutura física precisa acompanhar o crescimento dos ossos.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

2. Desenvolvimento dos seios

Eles não surgem da noite para o dia e levam de dois a três anos para se desenvolverem por completo.

Primeiro, vem a sensação de algo “brotando” (inchaço sob os mamilos); depois, eles vão crescendo aos poucos, ganhando mais volume – e, às vezes, apresentam dor.

Não fique assustada se perceber um seio maior que outro. É normal que seja assim. E eles ficarão proporcionais no tempo certo, mas saiba que a maioria das mulheres tem um seio um pouco maior que o outro.

Sobre o tamanho final deles, isso dependerá das características físicas e genéticas de sua família. Cada menina tem um jeito próprio, com seios maiores ou menores.

3. Pelos no corpo

Eles vão surgindo na região pubiana (da parte inferior da barriga até chegar entre as pernas). Porém, há meninas que têm pelos pubianos antes do crescimento das mamas.

4. Mais curvas

O osso grande do quadril cresce na puberdade. Resultado: sua pélvis fica mais larga, enquanto a cintura fica menor e os seios se desenvolvem. Ou seja, o corpo ganha forma mais curvilínea, suave.

Foto: Thinkstock e Getty Images
Foto: Thinkstock e Getty Images

5. Transpiração maior

Na puberdade, as glândulas sudoríparas, aquelas produtoras de suor, também aumentam e ficam mais ativas, algo que pode acontecer antes mesmo do aparecimento dos seios.

6. Oleosidade na pele e cabelos

Outra mudança do corpo típica da puberdade é o aumento da produção de sebo, especialmente pelos poros do rosto. É quando surgem as desagradáveis espinhas.

7. Região genital diferente

As alterações corporais incluem, é claro, os genitais. A vulva, que é a parte externa, é formada por grandes lábios, que possuem pelos, e pequenos lábios, sem pelos.
Os pequenos lábios estão localizados mais para dentro e aumentam um pouco de tamanho; a vagina começa a ficar mais comprida; o útero também fica maior.

8. Secreção íntima

É a secreção vaginal, um fluido produzido para umedecer e lubrificar a área. Ela chega alguns meses antes iniciar a menstruação, deixando pequenas manchas amarelas ou brancas na lingerie. Porém, não tem odor ruim, não provoca dor ou coceira.

9. Menstruação

O sangramento mensal que toda mulher tem em idade reprodutiva chegou para você. Nos dois primeiros anos, ele pode ser imprevisível. Por exemplo: pode durar um 1 ou 10 dias por ciclo; pode ocorrer uma distância de até seis meses entre uma menstruação e outra.

O ciclo menstrual precisa de 1 a 2 anos para se tornar regular. Mas, calma, que as coisas entram nos eixos…

Enfim…

Estas foram as mudanças do corpo na puberdade das meninas. Espero que o conteúdo de hoje possa ajudar você ou, quem sabe, uma amiga a passar pela fase com mais tranquilidade. Compartilhe!

Até o próximo artigo!


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Fazer comentário

Clique aqui para postar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

História de amor

Acompanhe nossas dicas!