Início » Todos os posts » Sexualidade » Sexo: mitos e verdades sobre a primeira vez

Sexo: mitos e verdades sobre a primeira vez

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Será que dói? Será que sangra? E posso engravidar logo de cara? São tantas as histórias e curiosidades sobre a primeira relação sexual, que hoje vou falar de mitos e verdades. Se você é virgem ou tem uma amiga que é, vale a pena dar uma olhada…

Mitos e verdades sobre a primeira vez

Foto: Metropolitana FM Uol/Reprodução
Foto: Metropolitana FM Uol/Reprodução

1. Tem que sangrar

Mito. Nem sempre sangra. A maioria de fato sangra no rompimento do hímen, a membrana que cobre parcialmente a vagina até a primeira relação.

Só que nem sempre o hímen fica intacto até esse ponto. Ele pode ser rompido durante movimentos bruscos, exercícios e até por meio da masturbação. Existe ainda a possibilidade de o hímen ser elástico, ou seja, de não se romper com facilidade. E também de a menina já nascer sem ele.

2. Tem que doer

Mito. A dor é, na maior parte dos casos, mais por ansiedade e tensão do que por questões fisiológicas. Ela é proporcional ao nível de relaxamento da mulher.

Ficar nervosa deixa a região pélvica contraída e, ainda, atrapalha a lubrificação da vagina, causando desconforto na penetração do pênis. Preliminares caprichadas ajudam em todos os sentidos. Se você não ficar completamente excitada, é provável que sinta dor.

3. Não vou engravidar na primeira transa

Mito. É uma ideia muito comum entre adolescentes – e acaba resultando em gestação não planejada. Se a garota estiver no período fértil e não usar nenhum método anticoncepcional pode engravidar na primeira vez, sim, assim como na segunda, terceira, etc.

Até mesmo usando preservativo ou outra forma de controle de natalidade você pode engravidar. As chances podem ser reduzidas, mas ainda existem. O único jeito 100% infalível de evitar a gestação é não fazer sexo.

4. Existe uma idade certa para perder a virgindade

Outro mito. Não existe idade específica ideal para começar a vida sexual. O importante não é esperar atingir uma certa idade, mas ter maturidade, desenvolvimento do corpo e responsabilidade. Não se preocupe se todas as suas amigas já perderam a virgindade e você não.

Leia também: VOCÊ É VIRGEM? VEJA DICAS PARA TRANSAR BEM DE PRIMEIRA

5. Preciso saber muito de sexo para ter prazer na primeira vez

Mito também. Além de a sexualidade ser um aprendizado permanente (mesmo entre as pessoas com mais idade), nem sempre a primeira transa é prazerosa. Principalmente por motivos como os que eu já falei acima: tensão, estresse, ansiedade, medo.

Achar que vai saber tudo logo na estreia pode atrapalhar o momento, pois ninguém é mestre antes mesmo de começar. Mas é importante buscar informações sobre saúde e prevenção de doenças e gravidez.

6. Todos os meus amigos já perderam a virgindade

Mito. Não acredite em tudo o que escuta por aí… Muita gente mente e exagera, por vergonha de ainda ser virgem ou medo de parecer a única “criancinha” da turma. Estatísticas demonstram que mais da metade dos adolescentes são virgens até pelo menos 17 anos de idade.

Portanto, siga o seu ritmo e faça o que é melhor para você, no seu tempo e quando achar que é a hora certa.

7. Fazer sexo menstruada impede a gravidez

Mito. A verdade é que se o seu ciclo é curto, você começará a ovular até o final da sua menstruação. Considerando que o espermatozoide é capaz de sobreviver por cerca de seis dias após o sexo, pode rolar uma fecundação mesmo durante o período menstrual.

8. Camisinhas não podem ser reutilizadas

Verdade. Preservativos são feitos para serem usados e jogados fora logo depois da relação. Jamais tente reutilizá-los!

9. Pílulas anticoncepcionais precisam de um tempo para serem eficazes

Verdade. Os contraceptivos orais são hormônios que devem ser ingeridos de forma consistente ao longo de um ciclo menstrual completo para terem efeito. É que as substâncias necessitam de um tempo para se acumularem no corpo.
E mais: é fundamental tomar a pílula sempre no mesmo horário e nunca pular dias.

Dá uma vergonha danada conversar sobre certas coisas, não é mesmo? E quando somos iniciantes em algo há muita insegurança. Espero que o artigo de hoje ajude você a tirar alguns grilos da cabeça, para que possa curtir melhor a sua primeira vez.

Boa sorte e até breve!


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Fazer comentário

Clique aqui para postar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

História de amor

Acompanhe nossas dicas!