Início » Dicas de Relacionamento » Dicas para evitar um relacionamento problemático

Dicas para evitar um relacionamento problemático

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Às vezes, a gente embarca em um relacionamento sem prestar atenção aos indícios de que ele pode ser uma furada. E quando vê, já está in love por uma pessoa que dá mais dor de cabeça do que prazer.

relacionamento-problemático

Veja a seguir dicas para evitar relacionamentos problemáticos e ter uma vida amorosa mais tranquila:

  • Fuja de comunicação ruim ou da falta dela: um relacionamento saudável parte do princípio de que duas pessoas podem se expressar livremente, e terem o respeito uma da outra mesmo que não haja concordância total de opiniões sobre certos assuntos.

Divergência é normal e em uma relação sadia deve haver compreensão de ambas as partes. Coisa que não rola em um relacionamento problemático. Um dos maiores sinais de que o caso de amor (?) é doentio é quando a comunicação entre os parceiros não existe; quando eles deixam de falar seus reais pensamentos e sentimentos para evitar contrariar o outro e provocar mais brigas.

Portanto, se o seu namoro que mal começou já está dando mostras disso, considere cair fora o quanto antes.

  • Outra dica é ficar atento (a) se o seu atual companheiro ou companheira exige que você faça mudanças significativas na sua vida por causa da relação.

Ninguém precisa deixar hábitos ou até mesmo de falar com familiares e amigos por conta de um relacionamento amoroso.

Para que a relação seja saudável e duradoura, é preciso aceitar a pessoa como ela é, assim como as companhias dela.

É problemático um namoro ou casamento no qual um dos parceiros tem que esquecer completamente as próprias necessidades para satisfazer somente as do companheiro.

problemas-relacionamento

  • Cuidado com o excesso de ciúme – não deixe que a falta de confiança dele (a) torne a sua vida um verdadeiro inferno. A probabilidade de o relacionamento não durar ou de se tornar problemático é grande em contextos assim.

Se o rumo do seu romance está indo para um caminho no qual a pessoa que está ao seu lado sente ciúme de tudo e de todos sem motivos, ligue o alerta! Confiar é fundamental.

Lembrando que cada caso de ciúme deve ser avaliado individualmente e, em situações mais extremas, de preferência por um especialista.

Geralmente, insegurança, baixa autoestima ou experiências anteriores desastrosas estão por trás dos excessos de “zelo” com o parceiro.
No entanto, é preciso ter atenção, notar o mínimo sinal de descontrole. Se a coisa tomar uma proporção maior, as consequências emocionais e até físicas podem ser bastante desagradáveis para os envolvidos.

As notícias dos jornais estão cheias de casos assim, e com finais às vezes trágicos.

  • Insegurança também é um motivo de preocupação, e serve de parâmetro para identificar que o relacionamento pode ser problemático. Isso vale tanto para a falta de segurança física quanto emocional.

Imagine viver o tempo todo com medo do que o parceiro vai pensar ou fazer em relação a suas atitudes. Com certeza, isso não é nem um pouco saudável.

Repito: deve haver confiança, parceria. Se as discussões ou desacordos terminam sempre em briga ou agressão (física ou verbal), é melhor se afastar e procurar ajuda.

  • Cuide da sua autoestima – é a última dica para evitar relacionamentos problemáticos, mas nem por isso a menos importante. Procure estar sempre de bem com você, fazendo o que gosta, tratando suas escolhas, seu corpo e a sua vida com carinho e respeito.

Valorizar-se é um grande antídoto contra pessoas que se aproximam para roubar de nós nossa energia, bem-estar, alegria, entre outras coisas que as relações anormais trazem.

Um relacionamento problemático pode começar de mansinho, sem ser percebido. E quando nos deixamos envolver rápido, queimamos etapas e abrimos nossa intimidade cedo demais para pessoas que mal conhecemos, fica mais difícil pular fora. Difícil, porém, não impossível!

Até breve com mais dicas!


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Fazer comentário

Clique aqui para postar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

História de amor

Acompanhe nossas dicas!