Início » Dicas de Relacionamento » Dicas para vencer a timidez

Dicas para vencer a timidez

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você é tímido (a)? Tem vergonha de conversar com as pessoas? Tem medo de dar aquela “travada” básica ao falar em público? Ou de esquecer o texto no meio da apresentação na escola ou faculdade? Entra em pânico só de pensar em chegar perto do gatinho ou gatinha que admira?

dicas-para-vencer-a-timidez

Então, você está no lugar certo. Hoje, eu trago dicas para vencer a timidez e ser mais feliz ao interagir em diversas situações. Confira:

As pessoas não são suas inimigas

O mundo inteiro não está pronto para, a qualquer instante, criticar você ao menor deslize.
A razão principal é que todos nós estamos bastante ocupados com nossas próprias falhas, e queremos atenção e aceitação também.

Normalmente, quem é tímido tende a pensar que todos vão rir da sua cara. Não que não exista gente que faça esse tipo de coisa. Porém, é um grupo menor do que você imagina e, com certeza, não merece atenção – muito menos preocupação.

Então, tire o foco dos possíveis julgamentos que possam estar fazendo a seu respeito.

Pegue leve com a autocobrança

Sem essa de achar que precisa fazer tudo absurdamente certo, que não pode falhar. Somos humanos e erramos – todos nós, sem exceções. Que tal não levar tudo tão a sério e relaxar um pouco mais?

Dizer bobagem de vez em quando não é o fim do mundo, desde que sem ofensas a outras pessoas. E ninguém deixará de gostar de você só porque você gaguejou, esqueceu algo na hora de falar ou engasgou.

Pare de supervalorizar os outros

Ninguém é superior ou perfeito. Fazer comparações entre você e o “menino mais popular da escola” ou “a garota mais bonita do bairro”, por exemplo, cria uma ideia de que nunca será como aquela pessoa. E o pior: por causa disso, ninguém vai gostar de você.

Tenha em mente que muitas pessoas admiram o seu jeito de ser, e que você não precisa ser do estilo X ou Y para receber aprovação e afeto. Melhorar como ser humano é ok, mas sem querer ser o outro!

Você não pode agradar a todos

Ninguém consegue! Uma das dicas para vencer a timidez é aceitar que, em alguns grupos e/ou lugares, você terá mais afinidades; enquanto em outros o entrosamento não será tão fácil assim. E isso acontece com qualquer um.

Sabe aquelas conversas que fluem por horas e você esquece até de comer ou ir ao banheiro? Pois é… Nem todo dia é dia! Mais um motivo para você não se incomodar se certa pessoa não vai muito com a sua cara.

O truque é se aproximar de quem tem gostos parecidos, para que o papo aconteça espontaneamente. Então, a amizade (ou paquera) será mais fácil.

Seus defeitos não são os piores do planeta

Um dos erros dos tímidos é supervalorizar os próprios defeitos e usá-los como desculpa para o comportamento acanhado. Ser muito baixo ou alto demais, magra ou curvilínea, entre outras situações das quais possa ter vergonha, não são razões para se esconder.

Se fosse assim, não existiria tanta gente com os mesmos “problemas” que você fazendo amizades, trabalhando, namorando, casando etc.

Para que se ofender tanto?

Já parou para pensar que você pode estar se ofendendo muito mais do que deveria? A maioria dos tímidos é capaz de tomar uma brincadeira ou crítica construtiva como uma ofensa de proporções gigantescas.

Em geral, problemas de autoestima estão por trás da facilidade de ficar chateado por qualquer coisa.

Aprenda a rir dos seus próprios defeitos e problemas, além das dificuldades que surgem na vida. É uma forma de driblar a timidez através do humor; de deixar tudo mais leve, menos sofrido. Com isso, é comum as pessoas terem mais vontade de se aproximar e ajudar.

Reflita um pouco sobre as dicas para vencer a timidez – e veja as coisas por ângulos diferentes.

Até breve com muito mais conteúdo!


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
História de amor

Acompanhe nossas dicas!